Em tempos de sacadas e hacks,  não poderia deixar de oferecer dicas extras,  para ajudar no crescimento do seu app, aumentando as taxas de download nas lojas de aplicativo.

Levantei alguns hacks de ASO que podem ser úteis e aumentar ainda mais os seus resultados, alguns vão trabalhar especificamente nos números e taxas de conversão outros vão aumentar a visibilidade do aplicativo como um todo.

1 – Usando campos não indexados!

O campo de texto promocional da appstore não é indexado, e por isso muita gente não toma cuidado ou não usa palavras-chaves nele, no entanto é um forma de melhorar a visibilidade do app em buscas feitas pela web, direto do google!

2 – Busca por nome do desenvolvedor

O nome de desenvolvedor não é fator de relevância para o posicionamento, porém ainda sim, ele aparece como resultado na busca, use isso a seu favor.

3 – Capturas de tela no ASO

As miniaturas de imagens e capturas de tela usadas para promover seu aplicativo nas lojas de aplicativos afetarão diretamente as taxas de cliques (CTR) das impressões em comparação com cliques em páginas extras do aplicativo.

4 – Integrações nativas

Tenha integrações nativas no seu app, como Calendar, wallet e similares, as lojas levam em consideração que quanto mais possibilidades de integrações com os demais apps nativos, melhor será a experiencia do usuário ao usar o aplicativo.

5 – Dispositivos e resoluções

Garanta que seu app esteja adaptado para o máximo de dispositivos e resoluções possíveis, não precisa esperar todas ficarem prontas para lançar o app, você pode ir adicionando aos poucos, isso também ajudará a manter o app sempre atualizado contando pontos de update nas lojas.

Lembre-se quanto mais resoluções e dispositivos, como smartwatch, e smart TV, melhor será o ranqueamento do seu app!

Alerta: É importante lembrar que não é só ter, precisa ter e ser bom, por que oferecer algo que não garanta uma boa experiência para o usuário pode acabar sendo um tiro no pé, já que você pode começar a ter avaliações negativas, e isso não é nada bom!

6 – Comunicação natural e assertiva

Antes de sair escrevendo uma descricão cheia de keywords, descubra qual o linguajar do seu usuário e adapte a comunicação para ele.

Tenha em mente seu diferencial competitivo, a linguagem natural que seus usuários usam para descrever seu app, e os principais motivos para alguem baixar o app.

Antes de começar qualquer estrátégia de ASO, você precisa se colocar no lugar do usuário, ter empatia faz parte do processo para obter resultados significativos e uma otimização assertiva!

7 – Categorias no ASO

Indique categorias que indiquem o core do seu aplicativo, e não categorias macro, para entender melhor, observe o exemplo a seguir.

Ambos os aplicativos podem ser considerados “Redes Sociais” no entanto o Instagram coloca apenas a categoria “Core” dessa forma também ele diminui a concorrência com o Facebook pelos primeiros resultados.

Categories: Dicas & Hacks

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *