Se você tem um aplicativo, mesmo que já tenha lançado a certo tempo, é de extrema importância que otimize seu app levando em consideração as boas práticas de ASO mais atuais.

Dessa forma você poderá obter muito mais downloads.

É nesse ponto que o App Store Optimization (ASO) ajuda a classificar o aplicativo nos mecanismos de pesquisa e torná-lo mais perceptível. De fato, 63% de todos os aplicativos baixados são encontrados por pesquisa, tornando o ASO uma parte vital da sua estratégia de marketing.

Se você está com dificuldades para obter downloads, essa lista de itens importantes que não devem ser esquecidos, ajudará você a ranquear melhor seu aplicativo:

 

1- Use palavras chaves

As palavras chaves são os termos mais importantes na hora da otimização, isso por que a partir dela, é possível facilitar que o buscador retorne um resultado para o usuário.

Se você tem um aplicativo de pedidos de comida, onde a maior busca dos usuários é por “Aplicativo de Delivery” é crucial que dentro da sua descrição e até mesmo no título dependendo da sua estratégia, tenha a palavra chave “Aplicativo de Delivery”.

Dessa forma o algoritmo vai entender que o seu aplicativo é relevante e vai apresentar como uma das opções no resultado de busca.

2- Escolha a categoria correta

Pouca gente se preocupa com a escolha da categoria, e não compreende que é um dos itens que vão ajudar no posicionamento no resultado de busca.

Se o seu aplicativo estiver bem ranqueado dentro de uma categoria, ele terá mais relevância do que um concorrente que ofereça os mesmo serviços, mas que não está na mesma categoria.

3- Escreva uma descrição convincente 

Um dos erros comuns na hora de descrever uma descrição, é se preocupar muito com a parte “técnica”  e esquecer que é necessário escrever uma descrição convincente.

Além de convencer o usuário a fazer o download, também é necessário explicar de forma simples e clara, o que o aplicativo faz, quais serviços oferece e principalmente os benefícios que o usuário vai ter ao fazer o download.

4- Boas Capturas de Tela

Não negligencie as capturas de tela, são inclusive, uma ótima oportunidade de mostrar seu aplicativo e convencer ainda mais o usuário a realizar o download.

Usar o vídeo que tem disponível, também é uma ótima forma de captura a atenção do usuário em potencial e deixar ainda mais claro para que serve o aplicativo e quais suas vantagens.

5- Localize seu app

Se o seu aplicativo está disponível em mais de um país e em idiomas diferentes, faça a localização do seu app.

Com uma boa localização os usuário daquele país vão ter mais chances de baixar o aplicativo, do que apenas com uma simples adaptação de idioma.

 

6- Avaliação e Feedback

Sempre incentive seu usuário a dar Feedback e a fazer avaliação do aplicativo, esse é um dos itens avaliados na hora de ranquear o seu app.

Quanto mais avaliações positivas e depoimentos de uso, maior a chance de aparecer nos primeiros lugares do resultado de busca.


7- Faça updates recorrentes

Um aplicativo com vários updates mostra que está sempre se atualizando e criando novidades para os usuários e isso é bem visto pelas lojas de app.

Por tanto faça os ajustes que julgar necessário, crie novas funcionalidades.

Faça testes com novas imagens e nova descrição.

Lembre-se, é importante estar sempre atualizado para manter engajamento dos seus usuários!

 

Categories: ASO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *