No dia 6 de junho deste ano (2017), no WWDC, a Apple apresentou a nova versão do seu sistema operacional dos iPhones e iPads, o iOS 11. Juntamente com o novo OS, foi apresentada também a nova App Store, que apresentou a maior revolução desde sua criação em 2008. Com a nova loja de aplicativos, também são necessárias mudanças em ASO no iOS 11.

Nesse post você vai ver:

  • O que é ASO
  • ASO no iOS 11
  • Novidades na App Store
  • Como configurar as informações na App Store

O que é ASO

ASO, uma sigla para App Store Optimization, é uma estratégia de marketing para aplicativos com o objetivo de aumentar a visibilidade orgânica de um app. O ASO é para as lojas de aplicativos o que o SEO é para os mecanismos de busca na web.

Segundo pesquisas, aproximadamente 40% de usuários de aplicativos descobrem apps pelas ferramentas de busca das app stores. Isso mostra a importância de ter um aplicativo bem classificado na loja, de modo que ele seja encontrado com mais facilidade pelo usuários.

Com todas as mudanças na App Store, é muito importante adaptar suas estratégias de ASO no iOS 11.

O processo de otimização

Como não é exatamente o foco desse post, não vou detalhar aqui o processo para a otimização de app stores, vou apenas citá-lo pois este assunto merece um post inteiro.

O processo de ASO se dá basicamente em 3 etapas:

  • Pesquisa de palavra chave (Keyword Research)
  • Otimização da página de produto e testes A/B
  • Mensuração e análise dos resultados

As informações detalhadas sobre este processo você poderá ler em breve aqui, em um novo post.

ASO no iOS 11

A chegada do iOS traz a nova App Store, a maior revolução na loja de aplicativos da Apple desde o seu lançamento em 2008.

Novidades na App Store

  1. A primeira mudança visível é o design. Tudo ficou maior, muito maior! Tanto o tamanho dos textos, quanto as imagens. 

  1. Seguindo a mesma linha do Facebook, os vídeos na App Store iniciam automaticamente e sem som.
  2. No menu da App Store, os aplicativos e os jogos agora foram separados. Eles estão em abas distintas, o que vai evitar uma concorrência “desleal” nas posições de destaque da loja. 

4. A aba “Pesquisar” foi movida para a extrema direita do menu, o que pode parecer uma coisa pequena, mas é uma mudança que facilita e incentiva o uso das pesquisas. Além disso, serão exibidos 3 screenshots verticais nos resultados das buscas, ao invés de 2

5. Ao invés de mostrar a média das avaliações (número de estrelas) e comentários apenas da última versão do aplicativo, agora a nova App Store mostra a média total das avaliações e todos os comentários da história do aplicativo.

Como ser destaque (featured) no iOS 11

O algoritmo da App Store continuará sendo a principal fonte para classificar aplicativos, ou seja, o algoritmo continua responsável pelos rankings dos apps para as pesquisas na loja. Mas cada vez mais os conteúdo e aplicativos quem entram nos destaques serão escolhidos manualmente pelos editores da App Store.

Então, de modo geral, o que a Apple quer fazer é colocar realmente aplicativos relevantes em destaque na sua loja. Para isto, seu aplicativo deve ter uma boa história, ser inovador e ser realmente relevante para o seu público.

Configurando as informações da App Store focando em ASO

 


Depois de ver as principais mudanças na App Store como um todo, vamos falar agora sobre o que mais importa em relação a otimização para app stores. Saiba o que pode e deve ser feito em ASO no iOS 11.

Banner

Embora não esteja disponível para todos os aplicativos, apenas para os aplicativos que “merecem”, a Apple disponibilizou um banner promocional que fica localizado acima do nome e do ícone do app. Visualmente a página de produto, com esse banner, se assemelha muito à da Google Play.

 

Título

O nome do aplicativo é um dos principais fatores de para ter um bom ranking nas pesquisas na App Store. Na nova loja da Apple, o número de caracteres para o nome do app reduziu de 50 para 30. Vale ressaltar que a Google Play fez o movimento contrário, e está aumentando o número de caracteres para o nome do aplicativo de 30 para 50.

Dica prática: Por ser um dos principais fatores de rankeamento, mesmo com a redução de caracteres, é interessante que o nome do aplicativo contenha pelo menos uma palavra chave. Portanto, inclua a keyword mais relevante do seu app no seu nome.

 

Subtítulo

A redução de caracteres no nome do app foi compensada pela Apple com a criação do subtítulo, um campo também de 30 caracteres cujo texto será exibido logo abaixo do nome do aplicativo, e que também será indexado pela App Store.

Dica prática: Aproveite para usar um call to action que inclua alguma palavra chave muito relevante para o seu aplicativo.

Palavras chave (Keywords)

Um dos principais campos a serem preenchidos, é neste local que você informa à Apple para quais termos de pesquisa você quer que seu aplicativo apareça como resultado. É um campo de apenas 100 caracteres.

Dica prática: Evite o desperdício de caracteres! Separe uma palavra chave de outra apenas com uma vírgula, não há necessidade de um espaço entre a vírgula e a próxima keyword. Além disso, evite usar palavras chave no plural se já estiver usando a palavra no singular.

 

Texto promocional

Um novo campo criado pela Apple, o texto promocional será exibido na página do aplicativo logo acima da descrição. O campo de texto promocional pode conter até 170 caracteres, e não é indexado pela App Store.

Dica prática: Diferente dos demais campos, o texto promocional pode ser alterado sem a necessidade de submeter uma nova versão do aplicativo à App Store, já que não é indexado. Portanto, como o próprio nome sugere, ele é uma boa forma de divulgar promoções especiais do aplicativo.

Descrição

A descrição é um campo de texto não indexado pela App Store, que permite o uso de até 4000 caracteres. Embora não seja indexado na loja de aplicativos, o texto pode ajudar nos resultados de SEO em pesquisas feitas pelo smartphone na web.

Dicas práticas: Foque no texto das 3 primeiras linhas, que é basicamente o trecho que aparece sem a necessidade de clicar no “mais” para abrir o resto da descrição. Isso pode ter bastante efeito na sua taxa de conversão. Além disso, siga as dicas da própria Apple!

Desenvolvedor

Com a criação do campo de subtítulo, o nome do desenvolvedor foi movido para abaixo da descrição do aplicativo. Portanto, este nome trará pouquíssimo resultado relacionado à taxa de conversão. Porém, um bom histórico de aplicativos desenvolvidos pode afetar o ranking dos apps de um desenvolvedor, além de ajudar a conseguir um destaque na loja.

Dica prática: Embora não ajude com as conversões, o nome do desenvolvedor também aparece como resultados nas buscas da nova App Store. Assim, esta informação ainda tem bastante impacto em ASO no iOS 11.

Ícone

O ícone é o rosto do seu aplicativo. É ele que causa a primeira impressão em buscas na App Store, além de ser o que aparece diariamente na tela do seu usuário. Portanto, ter um bom ícone pode ajudar a aumentar a sua taxa de cliques (para acessar a página do aplicativo) e também a sua taxa de conversão (downloads).

Dicas práticas: Lembre-se que seu ícone será visto em tamanhos muito pequenos. Isso significa que ele deve ser simples e facilmente reconhecível. Evite textos, garanta que o ícone esteja de acordo com a aparência e estilo do aplicativo. Por último, mas não menos importante, utilize ferramentas de teste A/B para chegar ao seu ícone ideal.

 

Vídeo (App Preview)

Um vídeo do aplicativo demonstra os recursos, a usabilidade e interface do seu app em um pequeno vídeo que os usuários assistem diretamente na App Store. As visualizações podem ter até 30 segundos, e você pode exibir até três visualizações de aplicativos na página do seu produto e localizá-los para todos os idiomas da App Store disponíveis.

Dica prática: Assim como no Facebook, o vídeo inicia sua reprodução automaticamente e sem áudio. Então, além de usar imagens visualmente chamativas no início do vídeo, utilize legenda ou textos para aumentar a taxa de visualização, e assim aumentar a sua taxa de conversão.

Screenshots

Assim como os vídeos, os screenshots não afetam diretamente no seu resultados nas buscas, mas possuem um grande impacto nas taxas de cliques e de conversão do seu aplicativo. Elas são uma ferramenta importantíssima para convencer usuários a baixar seu aplicativo. A Apple permite incluir até 5 screenshots, sendo que pelo menos um é obrigatório.

Dica prática: Não utilize apenas imagem da tela do seu aplicativo. Aproveite para incluir texto na imagem para que os principais benefícios trazidos pelo seu app fiquem bem claros, bem como quais problemas ele resolve.

Este infográfico aqui embaixo, da Splitmetrics, traz um resumão de todas as mudanças da nova App Store e do novo sistema operacional, e também comentários relativos a ASO no iOS 11.

 

 

Foram muitas novidades, e é claro que muitas das informações ainda precisam ser mais testadas, já que o iOS 11 traz uma App Store totalmente nova.

O que você achou dessas mudanças apresentadas pela Apple? Você já adaptou e otimizou as informações do seu aplicativo para a nova App Store? Ficou alguma dúvida em relação a ASO no iOS 11? Comente aqui embaixo! 😉

-> Texto postado originalmente em https://medium.com/12minutos/aso-no-ios-11-como-otimizar-seu-aplicativo-na-nova-app-store-428e5a0ca918

Categories: AppStore ASO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *