Já não é nenhuma novidade que os aplicativos se tornaram parte integrante de nossa rotina, estudos já mostraram que durante 93% do nosso dia estamos a um braço do nosso smartphone!

A evidente revolução que os aplicativos causaram veio acompanhada de um boom no desenvolvimento de aplicativos nas lojas online como AppStore e GooglePlay, responsáveis pela distribuição dos aplicativos nas plataformas iOS E Android, respectivamente!

Com o crescimento da quantidade de aplicativos hospedados nas lojas se torna importante estar bem ranqueado para aparecer nos primeiros resultados das lojas, dessa forma garantindo que o usuário terá algum tipo de interação com o aplicativo.

Nesse momento surge com grande importante o papel do ASO, a sigla que corresponde ao termo App Store Optimization, em tradução livre “Otimização da loja de aplicativo”

O ASO seria o equivalente ao SEO voltado para o mundo mobile, é uma forma de melhorar o posicionamento dos aplicativos nas suas devidas lojas no resultado das buscas feitas pelos usuários.

Segundo o wikipedia

A otimização de loja de aplicativos (ASO) é o processo de melhorar a visibilidade de um aplicativo móvel (como um aplicativo para iPhone, iPad, Android, BlackBerry ou Windows Phone) em uma loja de aplicativos (como a App Store para iOS, Google Play para Android , Windows Store para Windows Phone ou BlackBerry World para BlackBerry).

Assim como a otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) é para sites, a otimização de lojas de aplicativos é para aplicativos móveis. Font – https://en.wikipedia.org/wiki/App_store_optimization

Ou seja em resumo podemos concluir que, o ASO seria o equivalente ao SEO voltado para o mundo mobile, é uma forma de melhorar o posicionamento dos aplicativos nas suas devidas lojas, melhorando o resultado dos apps no ranking das buscas feitas pelos usuários.

O ASO é de extrema importância para impulsionar o número de downloads de um aplicativo móvel.

Algumas pesquisas relatam que 63% dos usuários navegam aleatoriamente nas lojas de aplicativos buscando novos aplicativos, estar bem posicionado se torna importante para adquirir novos clientes.

Outra constatação é que ao realizar uma busca por aplicativos costumam verificar apenas os 6 primeiros resultados, dessa forma, estar bem posicionado e com as palavras chaves corretas do seu negócio se torna primordial para aquisição de novos usuários e aumento da base.

Ter um ASO bem feito, garante também a assertividade das campanhas de marketing feitas na internet.

Para realizar um ASO com qualidade algumas etapas precisam ser cumpridas para garantir o sucesso do aplicativo em sua jornada nas lojas, pequenas melhorias podem trazer resultados significativos.

1 – Título
Escolha um título que deixe claro o que o seu aplicativo faz, o título é o item de primeiro contato com o usuário, uma palavra chave relevante no seu título, aumentará a taxa de eXposição do aplicativo.

2 – Ícone
Escolha o ícone correto, o apelo visual, assim como a referência do que seu aplicativo faz tem de estar claro na imagem, dessa forma o número de abertura e downloads que são taxas consideradas para relevância do app pelas lojas, pode aumentar.

3- Descrição
Esse é um dos elementos chaves, criar uma descrição atraente pode ser o diferencial para decisão do usuário entre baixar ou não um app.

Já que a descrição é o contato mais detalhado que o usuário vai ter sobre a função e os recursos que seu app oferece.

As três primeiras linhas são cruciais para atrair usuários para clicar no botão “leia mais”. Você pode adicionar as principais palavras-chave nesta parte, mas deve controlar o número de aparições de palavras-chave entre e 8 e 12 vezes dentro do conteúdo.

4- Palavras chaves ou KeyWords

As palavras-chave são limitadas em 100, é preciso pensar bem, e ter um planejamento eficiente antes de escolher as palavras-chave segmentadas do aplicativo.

A posição das palavras-chave também pode afetar a classificação do seu app, para que você possa colocar as KeyWords mais importantes no local das principais palavras-chave.

Importante lembrar que caso exista muitos apps concorrendo pelas mesmas palavras, as palavras-chave de cauda longa podem ser mais úteis para você otimizar com a baixa concorrência.

Lembre-se sempre de analisar seus concorrentes e se possível usar ferramentas de palavras-chave relevantes para ajudar a obter as mais adequadas para seu tipo de negócio/app.

5. Revisões e classificações

85% dos usuários tendem a instalar um app com mais avaliações positivas e avaliações altas. Além disso, as avaliações podem mostrar o feedback dos usuários e os problemas do seu aplicativo.

Isso é uma fonte riquíssima de informação para entender como seu usuário interage com o app, e o que é necessário fazer de modificação e updates de melhorias.

6. Seja Global

A localização de aplicativos é necessária. Tem um enorme impacto na experiência dos usuários e consequentemente no número de desinstalações.

Que é umas das taxas que a loja leva em consideração na hora de rankear seu app.

Isso também pode ajudar você a criar a marca e aumentar a taxa de exposição do seu aplicativo.

Além disso, também é um método eficaz para maximizar as palavras-chave do seu aplicativo em outros idiomas.

7. Recursos Nativos e outros dispositivos

Esse é um recurso que poucos aplicativos exploram, ter interações nativas de qualidade como por exemplo, o calendário do celular para uso de agenda, sincronização com smart devices como o appleWatch, ajudam na pontuação para que seu app seja melhor avaliado e assim aparecer no topo dos resultados de busca.

8. Atualizações frequentes (updates)

Quando você encontrar alguns problemas e bugs do seu aplicativo, atualize seu aplicativo a tempo de melhorar a experiência dos usuários. Este método também pode ajudá-lo a aumentar a taxa de retenção e aumentar a classificação do seu aplicativo nas lojas de aplicativos.

Eles entendem que um app que está sempre se atualizando oferece mais novidades e experiências positivas para os usuários!

Esses são itens importantes, mas não se restringe apenas a eles, assim como o SEO, uma otimização assertiva e eficiente precisa de testes e mudanças constantes.

Se tiver alguma dúvida, ou se tiver algum item que considera importante e não citei, só falar.

Grande abraço e até mais!

Categories: ASO Sobre

One comment

O que é ASO?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *