Hoje em dia, estar conectado a internet não significa mais estar na frente de um computador. Com a popularização de smartphones e tablets, as pessoas estão cada vez mais conectadas.

Você, com certeza, já se deparou com cenas no seu dia a dia na qual as pessoas estão vidradas olhando para seus celulares, em locais públicos, prestando mais atenção a tela de seu aparelho do que às coisas ao seu redor.

Talvez, você esteja fazendo exatamente isso neste momento.

O número de usuários de smartphones cresce a cada ano, estima-se que só no Brasil existam mais de 230 milhões de celulares!

Diante desse cenário, surge um novo mercado a ser explorado pelas empresas, afinal o consumidor passa a ter novas necessidades e jeitos de consumir, e com isso novos meios de atender essa demanda aparecem. Com isso o Mobile Marketing vem ganhando cada vez mais espaço entre as estratégias de Marketing.

Se você não sabe o que é Mobile Marketing não se preocupe, esse texto é para você!
Iremos te explicar o conceito, vantagens e as práticas mais comuns para você adotar!

O que é o Mobile Marketing?

Mobile Marketing é todo tipo de ação de marketing utilizado em dispositivos móveis. É o ato de atingir possíveis consumidores por meio de celulares e tablets de maneira dinâmica e interativa. Geralmente, essa estratégia é mais utilizada para atingir público b2c, ou seja, empresas que tentam atingir o consumidor final.

O conteúdo produzido e divulgado deve ser sucinto e objetivo, porém, de maneira que gere engajamento por isso deve se produzir um conteúdo curto e que explicite logo de cara uma mensagem, mas que também gere engajamento.

A grande vantagem do mobile marketing é fazer com que os potenciais consumidores interajam com as marcas a qualquer momento e em qualquer lugar, estabelecendo uma conexão com os usuários através de um novo canal de vendas.

Motivos para investir em Mobile Marketing

Dados da Global Consumer Insights 2018, mostram que cerca de 41% dos consumidores já realizaram compras pelo celular e cerca de 50% das pesquisas são feitas em dispositivos móveis.

Além disso, cerca de 29% das pessoas usam com frequência cupons de desconto em diversos segmentos, como comidas e itens de vestuário, em dispositivos móveis. Sendo assim, o mobile marketing é um ótimo meio para fazer marketing de promoção.

A popularização do uso das redes sociais também contribuiu para um cenário positivo. Por dia, uma pessoa gasta em média 40min do seu dia usando o Facebook, o Youtube tem cerca de 8 bilhões de visualizações, 42 bilhões de mensagens são trocadas no Whatsapp e 3,5 bilhões de curtidas no Instagram.

As redes sociais tornaram-se uma grande oportunidade para empresas. Mais do que um meio para se aproximar de visitantes, as redes transformaram-se em um verdadeiro canal de aquisição de dados e oportunidades de vendas.

Outro grande benefício do mobile marketing é a sua capacidade de segmentação de anúncios de acordo com a localização do usuário. Assim, é possível fazer anúncios dentro das redes sociais de uma forma personalizada para um determinado público alvo.

Hoje, o tráfego de em smartphones e tablets já ultrapassa o uso de computadores desktop e, investimentos com publicidade para celulares não param de crescer.

É perceptível que as pessoas estão passando cada vez mais tempo conectadas. Isso significa que é essencial adaptar-se a essa nova realidade.

As empresas devem ter em mente que é crucial trabalhar e desenvolver uma versão amigável de seus conteúdos e páginas para versão mobile. Assim, criar uma forte conexão com os usuários, fortalecer o branding e criar novos meios de vendas.

Principais práticas de Mobile Marketing

Agora que você já sabe o que é mobile marketing e os motivos para investir nessa estratégia, vamos te apresentar algumas práticas.

SMS Marketing

É a ação baseada no disparo de mensagens de texto curtas e objetivas, muitas vezes utilizadas para enviar códigos promocionais, informações de lançamentos, lembretes e cobranças de fatura de contas a pagar.

Essa é uma das principais estratégias de Mobile Marketing, pois serve tanto para atrair novos clientes quanto para aproximar atuais clientes e mantê-los engajados. Sua taxa de abertura chega a ser de 98%! Entretanto, para enviar as mensagens é preciso ter um cadastro dos usuários em sua base de dados.

Bluetooth Marketing

É a ação de compartilhar arquivos multimídia com outros aparelhos, também conhecida como Marketing de Proximidade.

É uma estratégia muito utilizada por negócios locais para divulgar promoções e possui a vantagem de ser uma ação totalmente gratuita. Todavia, muitos usuários acabam desligando o bluetooth para economizar bateria.

QR Code Marketing

O QR Code é um código de barras em 2D, na qual o usuário de um smartphone utiliza sua câmera fazer a leitura do código e ser redirecionado a uma página específica para completar uma ação.

Muitas empresas colocam o código em embalagens de produtos, flyers e cartazes para promover suas ações e divulgar códigos promocionais, meios de pagamento entre outros.

Páginas responsivas

É a estratégia para facilitar a navegação e promover melhor experiência do usuário ao visualizar páginas e conteúdos em seus dispositivos móveis.

É uma estratégia muito importante, pois o Google avalia a qualidade e performance de uma página responsiva e atribui critérios para ranquear, ou seja, quanto mais responsiva, maiores as chances do Google melhorar o posicionamento da página em pesquisas.

Conclusão

As pessoas estão cada vez mais conectadas a celulares e tablets e passam grande parte dos seus dias utilizando esses dispositivos móveis. Com isso, a forma de consumo também mudou e um novo segmento começa a ser explorado pelas empresas para fazer estratégias de marketing via mobile.

Visto que o uso das redes sociais e aplicativos são cada vez mais populares, as empresas passaram a explorar esses novos meios de aquisição de clientes e a criar formas de fidelizar atuais clientes por meio de estratégias como SMS Marketing, Bluetooth, QR Code e otimização de páginas responsivas.

Então, você já utiliza a estratégia de mobile marketing? Conta para a gente nos comentários!

 

Hoje o nosso convidado especial é a FriendsLab

A FriendsLab é uma empresa que transforma empreendedores e suas empresas. É focada em gestão inteligente, desenvolvendo negócios por meio de estratégias digitais.

Você pode conhecer mais em https://friendslab.co

Categories: Mobile Marketing

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *