O primeiro passo para entender a diferença entre os dois termos, é entender do que exatamente cada um se trata.

No primeiro artigo do blog, escrevi o post O que é ASO?

Lá explico de forma detalhada sobre isso, no entanto para fins de leitura, vou resumir em um pequeno trecho o que é ASO.

A otimização de loja de aplicativos (ASO) é o processo de melhorar a visibilidade de um aplicativo móvel (como um aplicativo para iPhone, iPad, Android, BlackBerry ou Windows Phone) em suas respectivas lojas de aplicativos.

Então já temos o que seria o ASO, e o que é o SEO?

De forma resumida, temos então que SEO significa Search Engine Optimization (Otimização para mecanismos de busca).

É um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web. Essas otimizações visam alcançar bons rankings orgânicos gerando tráfego e autoridade para um site ou blog.

Agora que já sabemos o cada um desses processos diz respeito, temos

SEO (Search Engine Optimization) é para sites.

ASO (App Store Optimization) é para aplicativos móveis.

Mas, vamos mais a fundo sobre as principais diferenças de cada um dessas técnicas

O SEO está manipulando o algoritmo de busca para obter melhores classificações para sites, usado pelos desenvolvedores web e times de marketing para otimizar o site para aumentar a visibilidade da pesquisa (SERP) sobre vários mecanismos de busca como Google, Yahoo, Bing, etc.

O SEO é a maneira mais fácil de obter mais tráfego orgânico sem gastar muito com anúncios. SEO incluem Backlinks, postagem no blog, marcadores de mídia sociais, entre outras práticas.

O ASO é usado para aumentar a classificação dos apps em lojas de aplicativos (Google Play Store, Apple iTunes, lojas do Windows entre outras), como se você pesquisar o aplicativo “Calculadoras” os que estiverem posicionados entre primeiro, segundo e terceiro lugar terá mais chances de ser baixado pelos usuários, do que um na nona posição.

Alguns dos métodos usados para a otimização da app store são melhorias estratégicas de título, otimização de descrição, otimização de captura de tela, vídeo entre outros.

Assim podemos concluir que ASO e SEO, são processos de otimizações similares com o mesmo objetivo no entanto em plataformas diferentes.

Importante lembrar que mesmo um aplicativo também deve ser otimizado para aparecer nas buscas na web, para saber mais você pode ser esse post SEO para aplicativos.

Categories: ASO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *